quarta-feira, janeiro 13

O verão chegou. Viva o sorvete!

Sorvete é coisa séria. Sei que a afirmação "coisa séria" está desgastada no Brasil.
As instituições que deveriam ser sérias já deixaram de sê-lo, mas com freqüência ouço: futebol é coisas séria, carnaval é coisas séria.
Me lembro até de ter ouvido que política é coisa séria, se é que foi...faz tempo.
A verdade é que com o verão o consumo de sorvete aumenta e pelo menos na Itália, o sorvete é coisa séria, movimentando milhões de euros.
Gente de todo o mundo vai até lá para aprender, inclusive o Roberto Giordani. Aprendem lá a fazer sorvete e dinheiro.
Sorvete é um refinamento em torno de todo o mediterrâneo, tradição essa que dizem ter se iniciado com os egípcios.
Não consigo imaginar um faraó lambendo uma casquinha ou a Cleópatra preparando um "gelato" para o Marco Antonio, mas não vem ao caso.
A verdade é que nos últimos 50 anos, italianos tem produzido máquinas para sorvetes, na mesma região e com o mesmo requinte que produzem Ferraris e Lamborghinis.
Conseguem produzir cristais de gelo com menos água, menos ar e mais sabor.
Em algumas semanas os alunos saem da Carpigiani University capazes de transformar caixas de creme ou sacos de frutas em gostosos sorvetes e com a metade da gordura de um ice cream americano.
Sorvete hoje é uma pequena extravagância, uma luxuria para quem mesmo com a recessão ainda pode se dar a pequenos prazeres.
Por outro lado, sorvete é o negócio que mais cresce e se espalha pelo mundo afora.
Assim como foi a pizza na década passada, a Gelato University tem 87% mais alunos do que no ano passado e de todos os cantos do mundo.
A idéia de quem vai até lá para fazer o curso é ter sucesso, até porque o preço do curso é alto: 1052 dólares por semana, mais passagem, estadia etc... mas sai de lá sabendo tudo, até que sorvete não é coisa que se congele, esfrie e volte a congelar.
Tem quer ser consumido logo após a fabricação.
Uma das alunas diz: " Em setembro passado é que entendi o que é um verdadeiro sorvete.Quando provei, algo se iluminou em mim e pensei- é isso que quero fazer na minha cidade."

Nenhum comentário: