quarta-feira, janeiro 20

Aviões de caça para que?

O fato de eu ter "brevê" de piloto privado, não me autoriza a analisar aviões que voam a mais de 2.000km por hora.
Minha licença é modesta. Posso voar monomotores até 1.500 kilos, mas como quem vai julgar e comprar conhece bem menos que eu, me atrevo a dar um pitaco, afinal: If the birds can fly, so do I.
Acho que quem deveria analisar é quem conhece o assunto e principalmente quem vai estar no "hot seat"( cadeira quente) no jargão aeronáutico.
Não quero analisar tecnologia, mas vamos reconhecer. Somos um país grande e com poucas pistas de pouso. As que temos por aí são curtas para operar aviões pesados ou muitos velozes, principalmente se voltando de missão com cargas explosivas não usadas.
Se você está lá em cima, convenhamos, é bom saber que tem uma autonomia de 4.000 km como o sueco e não os 1850 do francês ou os 2350 do americano. Isso dá tranqüilidade, pois você tem o dobro da autonomia, o dobro do tempo para procurar uma pista aceitável.
Quem sabe na Europa isto não seja importante, mas aqui?
Claro, em caso de perigo, sempre sobra a possibilidade de ejetar o banco com para queda e esperar que os 50 milhões de dólares pagos por nós, não caiam na cabeça de ninguém.
Lembre, a cada avião, serão 50 milhões de dólares a menos em escolas, hospitais, saneamento, água potável, estradas ou se você preferir em bolsa família, vale cultura, filmes auto elogiáveis etc...
Você escolhe. Bem, não é bem você, é o nosso iluminado, que para seu uso optou por um avião estrangeiro e não por um da Embraer.
Para terminar: o Ministro da Defesa da França (O Jobim deles), disse que não dá para comparar o Rafale com o Gripen, que este não existe, não voa.
Fui conferir. Pois o Gripen "não existe", mas vende, o caça francês existe, voa sem dúvida, mas não vende.
Até hoje, 20 de janeiro de 2010 ninguém o comprou.
Mas já que tudo que se escreve não é lido...Viva a Carla Bruni!


PS: O Jayme Copstein voltou, acesse http://www.jaymecopstein.com.br/.
É uma leitura obrigatória. Sabe tudo, desde a arca de Noé até quem faz o melhor filé em Poa.

Nenhum comentário: