Este texto não pretende ser mais uma história de viagem, até porque na Zero Hora de hoje, 27 de janeiro tem um belo texto da Rosane Treméa.
Só é uma palavra de consolo a quem anda preocupado com algum filho, irmão ou neto, encalhado no vale do Urubamba.
Bem a situação é desconfortável, sem dúvida, mas tranqüilize-se, não é perigosa.
Helicópteros a parte, que só deverão recolher algum doente mas nem todos os helicópteros do Peru podem recolher 2000 pessoas. Um " gafanhoto" no jargão aeronáutico carrega em média 15 pessoas, portanto, o bom senso manda que as 2000 pessoas sejam alimentadas, mas não transportadas.
Aliás estranhei o número de 2000 visitantes. Só se o trem dos turistas, que pode transportar mais ou menos 1200 pessoas não pode voltar e os turistas se juntaram aos poucos, que como eu, fizeram a viagem por conta própria, que é sem dúvida a melhor.
Dessa forma se fica com a ruína vazia até mais ou menos 14 horas. Nada contra os colegas turistas, mas Machu Piccho é pequeno, com passagens delimitadas e a chegada de mais ou menos 1000 pessoas com o trem, polui muito. Se você chegou cedo, a pé, pela linha do trem até a estação Machu Pichu, me ouça: encerre a visita.
São excursões de japoneses que chegam com bandeirinhas, mexicanos com megafones e se tivermos 1000 pessoas, serão 1000 máquina fotográficas flashando.
Portanto o melhor é justamente ir até Ollantaytambo com o trem, e dormir em Águas Calientes. Esse nome vem de antigas águas termais freqüentadas pelos incas e seus antecessores, e no dia seguinte acordar cedo. Mas para quem está encalhado, quem sabe voltar a pé até Ollantaytambo, não seria ruim, uns 40 km em aclive ou outra alternativa que eu chamaria de solução Suplicy: relaxa e goza.
Se eu estivesse por lá, só uma das hipóteses eu tiraria da lista: embarcar em um helicóptero peruano. Já evitei helicópteros nepaleses, com manutenção...nepalesa. Fui a Nanche Bazar a pesito, 12 dias, mas tudo bem.
Acima de tudo, Águas Calientes é uma pequena cidade, não faz muito frio e deve-se comprar sacos de dormir, como em todos os lugares de viajantes.
Por isto, console-se. Pior seria se seus queridos tivessem ido ao Haiti.
quarta-feira, janeiro 27
Machu Pichu: memórias distantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário