sexta-feira, novembro 27

O Peru está mais perto


Hoje é dia de falarmos na cultura andina.
É que para o desfrute dos viajantes e turistas, temos a partir de dezembro um vôo direto Porto Alegre/ Lima operado pela TACA.
Os vôos serão feitos nas terças, quintas e sábados.
Vai ficar mais fácil se aproximar da cordilheira.
Não é a toa que quando se fala nela, a civilização Inca nos vem à mente no mesmo instante. As anteriores ao incanato, ficam no esquecimento.
É que quando chegou Cortez, eram os Incas que estavam mandando e consequentemente foi sobre eles que escreveram.

Em apenas 300 anos com uma logística admirável, eles expandiram seus domínios a áreas onde hoje estão Chile, Argentina, Bolívia, Equador e Colômbia.

Cuzco, a bela Cuzco funcionava como a capital do Império.
Por volta do século 12, os Incas eram apenas um pequeno grupo tribal.
Diz a lenda e as lendas sempre são belas que Manco Capac recebeu do Sol a ordem de buscar um lugar para fundar o Império e saiu do lago Titicaca com um bastão de ouro que indicaria o melhor lugar.
Depois de muito buscar, Manco Capac e sua mulher chegaram a Cuzco e decidiram que ali seria a capital Tahuantinsuyo, também chamada de Império dos Filhos do Sol.

A palavra "inca" se refere ao imperador, cujo filho era considerado um semideus, alguém que ligava o céu e a terra. Seu poder era passado sempre ao primogênito.

Doze incas sucederam a Manco Capac e foram responsáveis por estender os domínios do império.
Em lugares privilegiados, é possível ver pedras esculpidas com condores, pumas e serpentes, animais considerados sagrados e representantes de três mundos: divino, terreno e dos mortos.

Os outros povos foram dominados, porém não eram submissos. A tentativa era integrá-los ao reino.
Os Incas destacaram-se também pela solidez de sua arquitetura, criada para suportar os constantes terremotos que ocorrem até hoje na região, tanto que os espanhóis construíram prédios, igrejas e mosteiros usando os antigos alicerces.
Além disso, tinham conhecimentos astronômicos com dados surpreendentemente precisos, principalmente se levarmos em conta que não conheciam lentes, telescópios e a escrita.

Nenhum comentário: