sexta-feira, novembro 6

Nós ao redor do mundo


Se lêssemos um pouco sobre o país a ser visitado, evitaríamos boa parte dos constrangimentos a que nos expomos.
Sabemos disso, mas não o fazemos. Na última hora, é tanta coisa que vamos assim mesmo, mas também nada ocorre de tão grave que nos torne passiveis de deportação, nem algo que estrague o passeio ou tire as surpresas e novidades.

Sabe aquele que fala sem perceber e age de maneira estranha? Bem, aos olhos dos nativos, aquele pode ser você.
Isso porque, algumas atitudes normais no Brasil são consideradas invasivas e desrespeitosas em outros lugares. Uma delas é o comprimento com beijinhos e tapinhas nas costas.

Se estivermos na Itália, podemos tomar um susto, quando os homens trocam beijos junto com o trivial cumprimento, e não são apenas os mafiosos em reconhecimento ao capo.

Também vale pesquisar quais atitudes do dia a dia podem ser consideradas grosseiras no seu destino.
No Japão, por exemplo, falar alto e dar gargalhada pega mal e não se espirra ou assoa o nariz na rua. Bem, aqui também..
Na Alemanha, não é adequado cumprimentar alguém com uma das mãos no bolso.

Falando em mão, pegue sempre a comida com a direita, se estiver em locais como a Índia, Marrocos, Arábia Saudita. Isso porque é cultural por lá usar a esquerda apenas para fazer a higiene íntima.

Não é necessário aprender a língua em todos os lugares que você visitar, mas saber dizer alguma coisa é sempre mais simpático- nem que seja só "bom dia", e "boa noite".
Se for à França, capriche um pouco mais. Todos nós temos a obrigação de conhecer algumas palavras francesas, por estarem integradas aos bons modos do Ocidente.
Assim, alí use com mais ênfase: o com licença, o por favor, e o muito obrigado.

Além de saudações, pode ser uma boa idéia aprender alguns palavrões locais.
Por exemplo, como dirigir na Itália sem saber a palavra:" cornuto" ou levantar os dois dedos que significam a mesma coisa mas sem som...
Como já falavam os antigos, " Em Roma, faça como os romanos".

Se alugar um carro na Alemanha e entrar Itália a dentro, é quase certo que em algum entroncamento, você vá ouvir " Tedesco cornuto". Eles não resistem a uma placa alemã, mas se você fala italiano e tiver um estoque de ofensas prontas no bolso do colete, quem vai se divertir é você com a surpresa deles.

Já nos países anglo saxões, o sinal latino acima, não quer dizer nada, portanto em caso de necessidade extrema, levante o dedo maior da mão estendida. É o máximo que você pode fazer, os anglo saxões são paupérrimos em ofensas.

É de bom tom, ver como os outros se comportam antes de se expor. A pessoa que comete gafes geralmente está fora do contexto, um contexto que nem sempre entendemos e aí chamamos os ditos países de exóticos.
Portanto leitor, lembre : não existem países exóticos, exóticos somos nós, no país dos outros.

Um comentário:

Marcelo disse...

Muito legal esse post. Estou de partida para a Sardegna (Italia), hospedado na casa de uma italiana e agora entendo porque ela insiste que eu aprenda "delle parolacce"... é para se fazer entender melhor, rs.
Realmente, exóticos somos todos nós quando visitando outro país.