terça-feira, dezembro 15

Papai Noel


Se você é um dos que acredita que o Papai Noel vai descer pela sua chaminé na noite de Natal, não abra o livro de viagem de Jeremy Seal denominado: Santa Claus, uma Vida

Não que Seal seja um desmancha prazer, mas saiba que, inicialmente, o escritor inglês embarcou suas duas filhas para o Reino de Santa Claus, uma vasta e inóspita caverna perto de Birmingham na Inglaterra.

No ano seguinte mudou o roteiro, e foram para a Lapônia. Neste meio tempo, Seal passou a admirar o próprio Santa Claus. Passou a estudar sua história e percorreu o caminho do bispo Bizantino Saint Nicholas ao longo de 17 séculos de Cristianismo

Nascido em Myra (hoje Demre) no sudeste da Turquia em 280 D.C., Nick (diminutivo de Nicholas) foi santificado por conceder uma graça a um indivíduo necessitado, e foi nomeado o guardião dos marinheiros. Depois, muito tempo depois, seus ossos foram transladados por ladrões italianos para o porto de Bari em 1087. A história não diz porque, mas prisioneiros, prostitutas, e políticos adotaram-no como patrono.

Em pouco tempo, todas as cidades cristãs queriam um pedaço de seus despojos, e caçadores de relíquias forneciam partes da roupa, do caixão, dedos, cabelos e dentes, dentes, aliás, ele devia ter uns uns 500 – todos verdadeiros, é claro para os quais se construíram igrejas, basílicas e oratórios.

Devia ser bem velhinho quando alcançou Amsterdã por volta de 1300 e eventualmente transformou-se num bom homem que fornecia doces para crianças, como mostra um cartão postal de 1907.
Foram imigrantes holandeses que o levaram para a América no século 19, e foi em Nova York que publicitários e escritores transformaram o austero bispo no gordo, divertido e então fumador de cachimbo, em Santa Claus.

Acreditando nele ou não, convenhamos, Papai Noel fez por merecer o seu lugar na história, e foi também mérito de Habdon Sundblon , que desenhou para a Coca Cola a figura simpática e querida que conhecemos hoje.
Não creio, que com austera figura de bispo ortodoxo teria ido tão longe, e que, além disto, demonstrou uma habilidade extraordinária como adestrador: ensinou renas a voarem.

Nenhum comentário: