quinta-feira, dezembro 17

Natal na Finlândia



Não sei se os aficcionados do Papai Noel aderiram aos emails, mas cartas e mais cartas chegam todos os anos à Finlândia, país onde ele vive.
Pacotes e mais pacotes com correspondências ficam ali a mostra, e a espera de resposta, que sempre é enviada.
Além disso, se você estiver nesse país em qualquer mês do ano, compra um presente, empacota, faz carta, bilhete ou põe a sua foto com o Papai Noel. O correio só enviará em dezembro, para que chegue perto do Natal.
Segundo seus habitantes, Papai Noel mora em uma região chamada Rovaniemi, que fica logo acima do círculo polar Ártico.
O Natal é uma das festas mais importantes da Escandinávia, porque marca o ponto de inflexão do ano, o começo da vitória da luz sobre as trevas. Para a sua comemoração, inúmeras associações se reúnem com o propósito de preparar quermesses e adornos.
Estes saraus são conhecidos como "Pequeno Natal" e são as primeiras festas da época. No domingo anterior a 25 de dezembro se decora a árvore, muitos incluem fileiras de bandeiras de diferentes países como símbolo de amizade entre os povos.
No dia 26, dia de São Estevão, também é feriado e a tradição determina um passeio em trenó. A perfeita combinação de neve e charrete de madeira, consegue dar a este país uma atmosfera de conto de Natal, além disto, quem puxa as charretes são renas jovens que ainda não aprenderam a voar, mas levam em seu pescoço aquele colar de sininhos.
É irresistível.
Quem faz isso magistralmente aqui na zona sul é a loja das Deusas, (são duas). Ambas, Anna Maria.
O endereço não sei, mas o telefone é 3248 53 71.
Preparam artesanalmente os adornos para a ocasião. Eu costumo ir todos os anos, assim como os amigos e acho que todo o bairro.
Mesmo assim, suas renas também não voam, mas não chega a ser frustante.
A compensação é preenchida pelo Golden Retriever da família, Maneco, festeiro como todos e vestido de vermelho.

Nenhum comentário: