terça-feira, dezembro 22

Natal em Roma



Como em qualquer cidade ocidental, Roma se enche de opções nas semanas que antecedem a data. Há a árvore gigante diante do Coliseu, e uma outra na Basílica de São Pedro, bem como a decoração das ruas e o colorido das vitrines. Mas quando se aproxima da meia noite as ruas começam a se esvaziar. Vão todos jantar com a "mama", comer além de bacalhau ( stocafisso para os puristas do idioma) abrir espumantes, panetones e os presentes.

Se você está sozinho, a sua tristeza aumenta, a maioria dos bares fecham e você sente falta de sua cidade, com todas as limitações que possa a ter, mas sua.
Precisamos entender que na Europa, e na Itália especialmente o Natal é uma festa familiar. Não tem a grandiosidade que lhe atribuímos.

Sou filho de italianos e graças a isistência de meu pai, sou fluente no idioma,o que por si só facilita tudo, mas mesmo assim achei o Natal romano muito sem graça.

Se você escolher Roma, não deixe de visitar os mercados natalinos, principalmente os da Piazza Navona, e do Trastevere, com lojinhas de artesanatos e performances de artistas de rua.

Se você for católico-romano, você está bastante próximo ou pelo menos na região do Vaticano, vá até lá. Não sei qual será a comemoração do dia, mas só ver a Colunata do Bernini toda iluminada, já vale a pena.

Um comentário:

chica disse...

Lindo! Pra mim, o melhor do Natal em Roma foi quando , dia 26 de dezembro, fui em todas as igrejas bem sozinha e apreciei cada um dos detalhes lindos dos presépios, um mais lindo do que o outro. Adorei e repeti no ano seguinte a mesma cena!abraços,Feliz Natal,chica