sexta-feira, dezembro 11

Onde ir no Natal


Um leitor do blog me enviou um email, e me cobra por ter vendido o Studio. Depois de alguns imerecidos elogios, me faz uma pergunta de difícil resposta.
O mundo é grande, as opções são finitas, o dólar está em baixa, mas diga-me, aonde ir nesse Natal?

De vazão aos seus sonhos. Há muitos lugares belíssimos e com clima de Natal, mas o importante é no que você e sua amada estão pensando.

Me pergunta também, onde "eu" gostaria de passar o Natal?
Também é difícil. Natal é uma festa familiar e eu não tenho família. Provavelmente, o melhor Natal é onde os teus queridos estão, ou quem sabe...escolha um lugar bem longe, onde eles não possam ir.
Para mim é uma festa triste, sou filho único e meus pais já faleceram.

Pelo teu sobrenome, penso que os teus devaneios podem te levar a uma vila na Alemanha. Se falas alemão, ótimo, caso contrário, pense duas vezes.
Alguma cidadezinha do Piemonte quem sabe, com um metro de neve, e um idioma mais próximo ao nosso.
Tem também Rovaniemi nordeste da Finlândia, com renas de verdade puxando trenós de verdade ou até mesmo para Place de la Concorde olhar a subida da Champs Elisée toda iluminada e tomando champagne nacional. ( temos que aceitar a crise)

Já fiz isso, é mais poesia que beleza. É algo que tem a ver com os nossos sonhos. Não vou dizer que não gostei, mas quem entende mesmo de Natal são os norte americanos. Você é envolvido pela atmosfera do lugar, pelas músicas, pela decoração urbana, pelas liquidações e por todas as casas com seus jardins iluminados, falei todas as casas.

Deves estar achando que sou mais um idiota americanófilo. Idiota quem sabe, americanofílo acho que não. Me sinto melhor, muito mais em casa, na Europa, do que nos Estados Unidos.
Mas voltando ao Natal e a sua pergunta.
Se alguém me oferecesse uma passagem, um free ticket, eu iria a Las Vegas.
É o único lugar que se pode viver uma fantasia completa.
Você pode tomar o café da manhã em Paris, almoçar no Cairo, tomar o chá das 5 em Londres e navegar ao entardecer, num autêntica gôndola veneziana, vendo o sol se por no deserto.

Você pode estar pensando...
Las Vegas? Mas em Las Vegas é tudo artificial, tudo fake?
E eu pergunto? Por acaso o Papai Noel é verdadeiro?


Nenhum comentário: