quarta-feira, outubro 14

Chegou Outubro: Viva a cerveja!


Santa Catarina e todo o sul para falar a verdade, já iniciaram sua temporada anual de canecas cheias.
A festa de Blumenau, é a mais tradicional, já está acontecendo, vai até o dia 18 de outubro, com um pé aqui e outro na Alemanha.

Além das grandes cervejarias, há as da minha simpatia, 16 micro cervejarias que com enchente e tudo, mantém as máquinas a mil para que não falte a loira gelada, obsessão de cento e tantos milhões de brasileiros.
Essa paixão não é nova, nem aqui nem em lugar nenhum. Já na época dos descobrimentos, das grandes navegações que saíam em busca de novas terras, era comum os barcos levarem mais cerveja do que água potável nas provisões. Isso pelo simples motivo de que enquanto a água depois de algum tempo se estragava, a cerveja ia amadurecendo e se conservava por longos períodos.

Aqui mesmo, muito antes dos descobridores chegarem, era comum entre os nativos o consumo de uma bebida levemente alcoólica, feita da fermentação de cereais e até de frutas.

Os peruanos, bolivianos e outros povos do altiplano a fazem até hoje com a fórmula inca, a CHICHA. Não tem nem cara nem gosto de cerveja, mas é chamada de cerveja.

Na América do Norte também fabricavam algo parecido antes dos peregrinos chegarem, ou seja, acho que a loura sempre existiu.
Dizem historiadores que na ilha de Manhattan, antes dos peregrinos desembarcarem já havia uma cerveja comercial.

Também no diário de bordo do May Flowers há anotações interessantes. Diz : "Não podíamos perder tempo em mais pesquisas ou considerações; nossos víveres estavam se esgotando, especialmente nossa cerveja."

Portanto, a cerveja influenciou os índios, os nativos e os monges que a produziam com mais qualidade para as cabeças pensantes da época.
Se duvidar leia:

" Não há boa vida onde não há bebida". ( Benjamin Franklin)

" Cerveja é a prova que Deus nos ama e quer que sejamos felizes".( Benjamin Franklin)

" 24 horas no dia, 24 cervejas em uma caixa. Coincidência?" (Stephem Wright)

"Comecei a beber por causa de uma mulher...E nem tive a oportunidade de agradecê-la".( W.C.Fields)

" Um brinde a cerveja, a causa e a solução de todos os problemas da vida".( Homer Simpson)

" Um país não pode ser levado a sério se não tiver ao menos uma própria cerveja e uma companhia aérea, ajuda se tiver um bom time de futebol e algumas armas nucleares." ( Frank Zappa)
'' Me dê uma mulher que ama cerveja e eu conquistarei o mundo!" (Ferdinando Bulgarini D´Elci- pai de um mestre cervejeiro da Ambev)

Nenhum comentário: