terça-feira, setembro 29

Bélgica


É curioso. Ninguém fala na Bélgica, poucos visitam a Bélgica.

Para os franceses, os belgas são colonos e frequentemente gozados como comedores de moule e frite, (mexilhões e batata frita), mas esquecem de dizer que esta combinação esdrúxula está tomando conta da França e só em Paris, há dezenas de casas.

Como tenho lá um bom amigo, o pintor de marinas René Du Jardin, passei a ver a Bélgica com outros olhos.

A cada esquina há uma loja oferecendo os melhores chocolates. Também não é novidade que a cerveja, por lá produzida, merece ser saboreada, até mesmo por um apreciador de vinho como eu. Aliás, atenção cervejeiros: eles tem algumas com até 14°.
Nenhum país produz mais cervejas do que eles e tudo pode ser degustado em uma centena de bares ou na Gran Plaza, no centro de Bruxelas, que é espetacular.

O país é um dos menores da Europa, mas com diferenças culturais, que vão muito além da língua e da geografia.
Bruges e Ghent, rivais pelo comércio têxtil no passado, ficam na região norte conhecida por Flandres, e são consideradas as cidades mais atrativas da Bélgica.

Bicicletas e canais são comuns em ambas. Na verdade, de acordo com o dialeto da região, a palavra Flandres significa “terras alagadas”.

Ao contrário do sul, onde se fala francês, em Flandres a língua oficial é o flemish, uma variação do holandês, só para iniciados.
Mas não se preocupe, você será entendido em qualquer idioma e eles são bons nisso. É comum alguém identificar o seu sotaque, reconhecer a sua origem e sair falando no seu idioma natal.
Bruges está sempre lotada de turistas. Restaurantes, lojas de chocolates, museus de tão cheios acabam diminuindo o charme medieval da cidade.

A menos de uma hora de distancia, encontra-se a outra jóia da arquitetura flamenga, onde é mais fácil andar.
Ghent é menos pitoresca que Bruges, mas tem uma atmosfera mais autentica.
Apesar da culinária de Flandres ter sido alvo de desdém por muito tempo, (principalmente dos franceses) está havendo uma redescoberta dos seus pratos tradicionais.

Coelho com ameixas pretas, por exemplo, bife marinado na cerveja e cebolas, além de diversos tipos de ensopados com frango ou frutos do mar, o delicioso waterzooi.
Os famosos crepes e waffles são normalmente acompanhados de sorvete, frutas e chocolate.

Ninguém em sã consciência pode deixar de prová-los. O mesmo conselho vale para os chocolates.
Só em Brujes, há em torno de 50 fabricantes e o produto é um dos melhores do mundo.

Mais um lembrete: o café é excelente. Tão bom quanto o italiano e com tantas variedades quanto.

Nenhum comentário: