sexta-feira, fevereiro 26

City tour em Porto Alegre

Recentemente, com um casal de amigos europeus, percorri a cidade.
Gostaram do hotel e dos shoppings (não fui eu que os levei).
Comeram bem, tomaram vinhos nossos que os surpreenderam, adoraram a serra alemã e ficaram impressionados com a região dos vinhateiros, a industrialização (ele é industrial) de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Caxias e Flores da Cunha.
O roteiro urbano que fiz é o que nós todos sempre fazemos com forasteiros.
O único problema foi ...o que dizer ao não parar para fotos no morro da TV? Iríamos perder o por do sol, etc... em algumas situações tive dificuldades em arranjar desculpas.
Até me surpreendi com minhas qualidades de guia.
Meu único erro, pelo menos que assumo, foi levá-los, mesmo que de automóvel para a beira do Guaíba.
O horário foi mais ou menos calculado. Ao chegar lá, porém, não os impressionou o cantado por do sol, mas o descuido da nossa orla.
Lixo em quantidade, mato crescendo, árvores tombadas (literalmente), moradores de rua com barracas, galhos caídos e plásticos em quantidade.
Carroceiros recolhendo lixo e revirando as lixeiras de uma casa atrás da outra e deixando o que não lhe interessa espalhado na calçada.
A impressão que ficou? Não sei. Gente educada...não contam exatamente o que vai na sua cabeça.
Mas a meu ver a impressão deve ter sido essa: o que é privado é cuidado, o que é estatal, municipal ou coletivo é bom nem comentar.
Nunca foi melhor ou pior.
O Brasil é assim. Achamos que ser limpos é tomar banho diário etc...
Dizemos até que o saudável hábito foi assimilado dos índios, nos trópicos, etc...Deve ser verdade, até alguns anos atrás, achar um banheiro confortável em hotéis médios na Europa, era uma tarefa para o Sherlock Holmes ou seu amigo Watson.
Da forma que agimos os prefeitos vão ter que colocar um gari ao lado de cada cidadão. Eles tem culpa pela grama não aparada e ervas de tamanho amazônico, agora, pela sujeira, temos que assumir, a culpa é nossa.
Restringir limpeza, a higiene pessoal é fechar os olhos.

Nenhum comentário: